Os melhores meses para viajar para a Índia

5 minutos para ler

A Índia certamente é um país encantador, que com certeza te dará vontade de viajar o ano todo para lá! Mas sabemos que nem sempre isso é possível e é preciso escolher bem o melhor período para aproveitar a terra de Krishna. Por isso, compilamos aqui as informações cruciais para você decidir exatamente quais os melhores meses para viajar para a Índia.

O clima ao longo do ano no país

Como qualquer outra região no mundo, a Índia também possui o período das monções, que são aquelas chuvas intensas somadas ao clima seco, que duram longos dias, ou semanas, seguidos. Porém, as monções na Índia não ocorrem de forma igual por todo o país, elas chegam em épocas diferentes para cada região.

Elas normalmente começam na região sudoeste do país, em Kerala, no fim de maio. Ao longo dos dias as tempestades vão subindo pelo país, tendo um pico mais forte entre junho e setembro.

Tendo em mente essa informação, é possível prever que as chuvas, após chegarem em Kerala (no fim de maio), chegam a Mumbai em 10 dias, em seguida vão para Delhi no fim do mês de junho e perduram até o início de julho. Ao longo do mês de julho, a região central será a mais afetada pelas monções. A partir do meio de setembro você terá os melhores dias de visitação, caso queira fugir das tempestades. O clima nesta época inclusive é mais agradável e estável.

Caso você não possa viajar durante os dias de clima estável e for em um período de monções, recomendamos que você tome alguns cuidados, já que as chuvas são pesadas e há muito risco de enchentes.

Evite muitos deslocamentos entre cidades, fique sempre de olho na previsão do tempo… só não deixe de aproveitar sua viagem! Inclusive, o período das chuvas é a melhor época para fazer tratamentos Ayurvédicos e alguns hotéis têm muitos preços promocionais.

Festivais indianos

Lembra quando falamos sobre querer ficar na Índia o ano todo? Os festivais são um dos maiores motivos para esse desejo!

A Índia é um país com uma cultura riquíssima e os festivais são uma verdadeira experiência imersiva de arte. Eles ocorrem o ano todo, mas alguns são mais famosos que outros.

Diwali

O maior e mais importante festival no país, o festival das luzes, começa no final de outubro e vai até dezembro.

Holi

Entre fevereiro e março, em época de lua cheia, ocorre o Holi, festival das cores.

Ganesh Chaturthi

Agosto e setembro é celebrado o aniversário de Ganesh, o deus da sabedoria e do intelecto.

Durga Puja

Ocorre ao longo de 9 dias de setembro e outubro, que são dedicados à deusa Durga.

Baisakhi

A celebração da colheita na região de Punjab, que acontece no mês de abril.

Uttarayan

Todo ano, nos dias 14 e 15 de janeiro, no estado de Gujarat, ocorre o festival das pipas.

Onam

Um tradicional festival, com duração de 10 dias, entre agosto e setembro, que cultua e agradece o período da colheita.

Govinda

Entre agosto e setembro é comemorado o aniversário do deus Krishna.

Pushkar Camel Fair

Outubro e novembro acontece em Pushkar, no estado de Rajasthan a feira dos Camelos.

Kumbh Mela

O principal festival do hinduísmo e o maior evento de peregrinação do mundo. Em cada cidade a celebração ocorre em um período de acordo com uma combinação astral do sol, da lua e de Júpiter.

Lugares que você precisa conhecer na Índia

Agra

Uma das cidades da Índia mais visitadas! A possível justificativa seria a presença do Taj Mahal, considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

Bangalore

Um destino bem moderno no país. Bangalore é considerado um complexo de alta tecnologia.

Calcutá

Entre 1773 e 1911, essa cidade foi considerada a capital da Índia, mas hoje sua fama gira em torno de suas galerias de arte e festivais de cultura.

Chennai

Situada no Golfo de Brangala, é uma das cidades mais visitadas. A principal atração é o Forte St. George, um enorme museu que conta a história da cidade, que no passado era uma fortaleza militar britânica.

Hyderabad

Uma cidade que mistura prédios modernos com construções antigas do século XVI, Hyderabad é considerado um importante centro de tecnologia na Índia.

Jaipur

Conhecida como a cidade Rosa, devido às tonalidades das suas construções, esse é um destino que chama muito a atenção pela paisagem e pelo calor.

Mumbai

Uma cidade moderna com uma arquitetura que mistura o passado e o presente, que sedia a indústria cinematográfica indiana: Bollywood.

Mysore

Cidade que abriga o grandioso Palácio Mysore, criado com influências arquitetônicas islâmica, hindu, rajput e gótico.

Nova Délhi

Uma cidade cheia de história, arquitetura e monumentos impressionantes! O destaque vai para o Túmulo de Humayun, uma antiga tumba mogol que fica em Nova Délhi.

Rishikesh

Se você busca conhecimento interior e meditação, Rishikesh é para você. Ah, em vários lugares você pode ver o nome dessa cidade como Bombaim.

Varanasi

Capital da espiritualidade! Essa cidade recebe muitos peregrinos hindus que participam de rituais às margens do rio Ganges.

A Índia é mesmo fascinante o ano todo, não é mesmo? Esperamos que tenhamos clareado um pouco suas ideias e dado sugestões relevantes para a sua viagem! Ah, nos siga no Instagram, sempre trazemos novidades ricas sobre o país que podem ajudar ainda mais com a sua viagem. Clique aqui e nos siga, ou busque por @CasaDaIndia por lá.

Você também pode gostar

Deixe um comentário